Procedimentos
1.1) Após análise detalhada do sistema a ser limpo, através das plantas dos mesmos, definimos os equipamentos e a metodologia a ser adotada, os locais para abertura de janelas de inspeção e para acoplamento do aspirador industrial (Power Vac), por onde serão eliminadas as impurezas e detritos e a introdução dos cabos para escovação do sistema.
1.2) Antes de mais nada, cobrimos com lona plástica os móveis e equipamentos que se encontram sob os difusores, evitando a precipitação de sujidades sobre os mesmos.
1.3) A partir de então, abrimos as janelas de inspeção necessárias, e retiramos os difusores e grelhas.
1.4) Realizamos filmagem e registro fotográfico antes da limpeza, para inclusão nos relatórios.
1.5) Escolhido o local do aspirador industrial, vedamos as saídas de ar e demais janelas de inspeção com espuma, a fim de obtermos o maior poder de sucção possível, quando da escovação do sistema ou trecho de duto determinado previamente.
1.6) Feito isto, ligamos o Aspirador Industrial e iniciamos a escovação na extremidade oposta ao local de acoplamento do mesmo. O processo de escovação é repetido em cada saída de ar e nas janelas de inspeção, a partir do ponto mais distante até o mais próximo da unidade coletora, até a completa remoção das sujidades.
1.7) Para completar o serviço, utilizamos o aspirador "Rainbow" e as flanelas de limpeza para a remoção manual das sujidades nas saídas do duto.
1.8) As grelhas e difusores passam por processo de limpeza à parte, através de lava-jato.
1.9) Realizamos filmagem e registro fotográfico após a limpeza, nos mesmos locais, para inclusão nos relatórios.
1.10) Para concluir os serviços, recolocamos todas as grelhas/difusores e os acessos abertos nos dutos são fechados com chapa galvanizada, rebite e massa de vedação, mantendo as características originais do sistema. O isolamento é recolocado.
1.11) As máquinas são ligadas e as lonas plásticas para a proteção dos móveis e equipamentos são retiradas.